O Porto de Cabinda, que situa-se à norte do rio Zaire, apresenta regulares condições de abrigo para a operação marítima de carga e passageiros. Geograficamente localiza-se numa área em que 400 km à Sul encontra-se a cidade de Luanda, estando 220 km à sudoeste de Matadi e 200 km à norte da cidade de Ponta Negra, com uma população de mais de 15 milhões de habitantes. A sua construção data do ano de 1953, embora somente no ano de 1962 tivera sido elevada à categoria de Porto Comercial. As operações portuárias da região de Cabinda começaram no ano de 1758, com o comércio efectivo de mercadorias através da marinha Inglesa. As principais cargas manuseadas no Porto de Cabinda após o ano de 1953 foram: madeira, coconote, café e mineiros, para além de atender também a transportação de passageiros. O Porto de Cabinda foi projectado como um importante centro de desenvolvimento e de grande atracção, para impulsionar o crescimento económico e empresarial de Cabinda, assim como a região em que se encontra inserido, e face à descontinuidade geográfica com o restante território da República de Angola.
Perante os desafios do desenvolvimento, tanto a nível nacional como à escala global, conduzimos para um plano estratégico de desenvolvimento, num esforço para a inovação, investindo na modernização de infraestruturas, bem como dos respectivos meios técnicos e humanos.
Hoje, o Porto de Cabinda dispõe de melhores e maiores infrae-struturas portuárias, fundamentais para o aumento do fluxo de navios e manuseamento de cargas. Esta aposta na modernização, permite disponibilizar aos nossos clientes um serviço mais eficiente, eficaz e muito mais vantajoso, passando à denominação de “Empresa Portuária de Cabinda” – Porto de Cabinda, através do decreto Nº 66/79 de Janeiro, DR nº, 1ª série. O crescimento do Porto tem etapas a considerar para a garantia de serviço público e a valorização sectorial, para cumprir com as disposições legais. É assim que passa a vigorar a divisa e “o desenvolvimento passa por aqui”. Tendo em conta a história recente do nosso país que conheceu períodos extremamente críticos em termos gerais e no que diz respeito à degradação das infra-estruturas, pretendemos que haja um rejuvenescimento da empresa e a formação de quadros a fim de credibilizar o producto e a imagem do Porto, assim como a afirmação do Porto de Cabinda.
Contribuir para a logística, carga, descarga e trocas comerciais na Província de Cabinda.
Ser reconhecidos até 2020 como um Porto eficiente e competitivo, capaz de atender às necessidades logísticas da Província de Cabinda.
Ao definirmos os nossos valores, acabamos por definir aquilo que queremos que os nossos colaboradores incorporem na sua actuação diária.
EFICÁCIA - Ser eficaz é fazer a coisa certa, o que deve ser feito. Focar numa direcção, concentrar os esforços e executar uma missão.
COMPROMISSO - Estar comprometido é procurar continuamente superar o papel individual na realização dos objectivos comuns, fazendo mais, melhor e com mais agilidade.
ÉTICA - Ser ético ou ter um comportamento ético, tem a ver com um modo exemplar de viver baseado em princípios de honestidade, integridade e respeito às leis na condução dos negócios e relacionamentos.
SOLIDARIEDADE - Ser solidário é ajudar o próximo sem esperar recompensas, partilhar, perceber as diferenças, acreditar que é possível mudar o que está errado e dizer não à miséria e à injustiça.
ZONAS DE ARMAZENAMENTO
O Porto de Cabinda dispõe de 2 armazéns, cada um com 1.000m², com capacidade para acomodar mercadorias diversas. De acordo com o programa de melhoria das infra-estruturas em execução, estas áreas estão a ser requalificadas conforme definido no masterplan em curso.
NOVO CAIS
A nova Ponte Cais do Porto compreende as seguintes características: Cais acostável – Comprimento de 110m · Largura de 32m · Altura de 5m · Comprimento total (ponte fixa e ponte móvel) de 319m; Sistema de defensas: Borracha de tipo pneumática (embutido) – Tonelagem Bruta de 5.017t · Tonelagem Líquida de 1.500t · Capacidade de força dinâmica de 4.800t; Possui 8 cabeços de amarração (proa, popa e bordas lateiras), 4 âncoras à proa de 28t, 2 âncoras de bordas laterais de 14t e 2 âncoras à popa de 28t.
ACESSO MARÍTIMO
Comprimento: 2.400m · Largura: 80m · Cota Profundidade ZH: -7.5m Canal de Acesso · Bóias de Sinalização Nº 1PC (Verde); Loc.: 05º 32’,168 S L=012º 10’,468 E Nº 2PC (Vermelho); Loc.: = 05º 32’ ,000 S L=012º 10’,428 E Nº 3PC (verde); Loc.: = 05º 32’,551 S L= 012º 11’,402 E Nº 4PC (Vermelha); Loc.: = 05º 32’ , 422 S L= 012º 11’,403 E
BACIA DE MANOBRAS
Dimensão: 260m de diâmetro; Cota de Profundidade da bacia de manobras ZH: -7.5m; Cota de Profundidade da zona de acostagem ZH: -8.5m; Acostagem e novas defensas; Bóias de Sinalização Nº 5 (Verde); Loc. : = 05º 32’,712 S L=012º 11’,495 E Nº 6 (Vermelho); Loc.: = 05º 32’,514 S L=012º 11’,682 Nº 7 (Verde); Loc.: = 05º 32’,893 S L=012º 11’,503 E Nº 8 (Vermelha); Loc.: = 05º 32’,844 S L=012º 11’,683 E.
PARQUES E TERRAPLENOS
O Porto de Cabinda dispõe de uma significativa área de terrenos, que permitirá acolher operações de armazenamento de mercadorias/cargas em trânsito, quer para embarque ou desembarque. Dispomos de um total de 24.357m², com capacidade de armazenar 8.000 Teu’s. Desta área, 5.170m² correspondem à áreas pavimentadas em betão armado e 19.187m² com pavimento em solo cimentado. Adicionalmente dispomos também de zonas de Exploração, Concessões e de Interesse Ambiental.
O Decreto Executivo conjunto nº 323/08 de 16 de Dezembro, deu novas esperanças aos agentes de navegação, transitários e armadores. Há anos que as reclamações sobre o Decreto Executivo conjunto no 17/02 têm sido enormes, principalmente nas embarcações (Pilotagem, acostagem, estadia, estiva e tráfego). Na Província de Cabinda, a situação era muito mais complicada. É exactamente na base do Decreto Executivo conjunto nº 323/08 que a área das taxas pertencente à direcção comercial da Empresa Portuária de Cabinda tem trabalhado. Até Setembro de 2014, o Porto de Cabinda usava o câmbio (99.93000) e a cobrança do imposto de 5% do consumo dos valores alterou:
ATT: O câmbio apresentado foi publicado em 25 de Setembro de 2017. Para ver o dados actualizados clique aqui
.
Moeda | Compra | Venda |
---|---|---|
BRL | 52.816 | 53.323 |
CNY | 25.046 | 25.311 |
EUR | 184.495 | 186.301 |
JPY | 1.475 | 1.475 |
NAD | 13.901 | 14.000 |
USD | 165.096 | 166.747 |
ZAR | 12.507 | 12.620 |
Armazém de Contentor de 20’’ | |
1 Contentor de 20’ cheio, com 5 dias grátis (Sem Armazém) | 39.772,00 KZS |
A presença do contentor no recinto portuário do 1º ao 5º dia | GRÁTIS |
A presença do contentor no recinto portuário do 6º ao 20º dia | 60 USD |
A presença do contentor no recinto portuário do 21º ao 30º dia | 80 USD |
A presença do contentor no recinto portuário por mais de 30 dias | 90 USD |
Armazém de Contentor de 40’’ | |
1 Contentor de 40’ cheio com 5 dias grátis (Sem Armazém) | 66.853,00 KZS |
A presença do contentor no recinto portuário do 1º ao 5º dia | GRÁTIS |
A presença do contentor no recinto portuário do 6º ao 20º dia | 120 USD |
A presença do contentor no recinto portuário do 21º ao 30º dia | 160 USD |
A presença do contentor no recinto portuário por mais de 30 dias | 180 USD |
Entrada avulsa de um camião | 7.095,00 KZS |
Entrada avulsa de uma viatura ligeira | 7.095,00 KZS |
Cobrança de energia dos frigoríficos por hora | 15 USD |
A Desova de 1 contentor de 20’’ e 40’’ no recinto portuário custa +30% do valor do tráfego | 85 USD |
A Carga perigosa de 1 contentor de 20’’ e de 40’’ custa +50% do valor do tráfego | 140 USD |