Os restos mortais do Administrador Manuel Nunes ...
Os restos mortais do Administrador Manuel Nunes Barata foram a enterrar hoje 14 de Janeiro no cemitério da missão católica da Imaculada Conceição
O PCA José João Kuvíngua acompanhou todos os passos desde a transladação dos restos mortais até a última morada do administrador barata.
José Kuvíngua acompanhado de António Custódio secretário provincial dos transportes, Pedro Kanga Miala Capitão da Capitania do Porto, dos administradores Elísio Neto, Carlos Luís e Arsénio Neto despediram-se do colega com muita comoção na presença dos colaboradores e parceiros.
O porto de Cabinda organizou uma curta homenagem no pátio com todos os colaboradores perfilados, buzina de camiões e com a guarda de honra a render cortesia em torno do carro fúnebre. No fim seguiram-se palmas que representam o gesto de agradecimento pelos feitos do administrador Barata no Porto de Cabinda
Durante a missa fúnebre na igreja de Imaculada Conceição, José João Kuvíngua ao usar da palavra disse que perdemos um grande homem construtor de relacionamentos e sobretudo um grande trabalhador sempre preocupado com a excelência. Contou as últimas mensagens trocadas e disse que pelas mensagens algo ficou por dizer por parte do administrador Barata que foi interrompido pela sua partida prematura.
Até a sua partida Manuel Barata foi o administrador para a área de desenvolvimento portuário e obras, responsável pelo acompanhamento das obras do terminal marítimo de passageiros, Quebra-mar e cais do porto e do terminal do Caio.
Durante o velório foram lidas várias mensagens que destacamos a do Ministro dos Transportes dr. Ricardo Viegas de Abreu, do ministro do Interior, do Capitão do Porto de Cabinda, dos portos e das empresas do sector dos transportes e do governo.
A mensagem do Conselho de Administração da EPC sublinha as grandes valências do administrador Barata, seus feitos no porto e nos cargos ocupados no governo de Cabinda.
"A partida do administrador Barata representa um duro golpe que levaremos muito tempo a ultrapassar", lê-se na mensagem da EPC.
Marcos Alexandre Nhunga, Governador de Cabinda que esteve no cemitério afirmou que perdemos grande homem que contribuiu para o desenvolvimento de Cabinda. Marcos Nhunga descreveu em curtas palavras o tempo em que foram colegas na agricultura e no governo de Cabinda, de seguida despediu-se do amigo Barata ou Maneco, como era carinhosamente chamado por amigos e familiares.
O padre Carlos durante a sua homilia exortou os presentes a aproveitarem todos os momentos da vida para serem felizes e não adiar o gozo e felicidade para outros momentos porque “tudo o que acumulamos vai ficar na terra”. Exortou para que se convertam a Cristo antes que seja tarde e que todo o cristão adopte a práctica de boas obras enquanto é tempo.
SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO, IMAGEM E MARKETING DO PORTO DE CABINDA
O embaixador de Cabo Verde em Angola diz que ...
O embaixador de Cabo Verde em Angola diz que os próximos cinco anos serão de progresso económico para Cabinda.
O embaixador de Cabo Verdiano em Angola Jorge Eduardo Figueiredo, fez tal afirmação depois de ter visitado as Obras do Terminal Marítimo de Passageiros de Cabinda na sequência do trabalho diplomático que realizou na província.
Jorge Eduardo Figueiredo acrescenta existir evolução nas empreitadas desde a sua última estada em Cabinda.
Acompanhado pela ministrada conselheira da embaixada do seu país, o diplomata disse que a obra prevê um futuro risonho para a população de Cabinda que verá acrescida mais uma opção de viagens de Cabinda para Soyo e Luanda e vice-versa.
Na sexta-feira 9.07.2021 à margem do 13&ord...
Na sexta-feira 9.07.2021 à margem do 13º Terceiro Conselho Consultivo do Ministério dos Transportes, a Empresa Portuária de Cabinda procedeu a entrega à cooperativa de pescadores do Mpuela uma chata para melhoria da condição social das populações residentes naquela localidade pertencente a regedoria de Tando Pala Município de Cacongo.
A sessão de entrega do meio contou a presença dos Secretários de Estado do Ministério dos Transportes Carlos Borges e Jorge Bengue respectivamente para além do governador em exercício da Província de Cabinda Miguel dos Santos de Oliveira e demais quadros do ramo dos transportes em Angola.
A chata comporta um motor a poupa de 40 kaveiais.
À cooperativa de pescadores do Mpuela foram ainda entregues instrumentos de segurança a navegação e toda documentação exigida pela autoridade marítima para que a chata se faça ao mar.
Na ocasião, o PCA do Porto de Cabinda José João Kuvíngua disse que o apoio enquadra-se nas responsabilidades sociais da empresa e, que o mesmo foi complementar em face do projecto apresentado pela comunidade.
José Kuvíngua esclarece que os demais instrumentos de pesca segundo a solicitação feita pela comunidade em carta dirigida ao Conselho de Administração do Porto local já dispunham.
O PCA do Porto de Cabinda garantiu que para além da entrega do meio a empresa fará o devido acompanhamento aos trabalhos de pesca continental a serem realizados pela cooperativa.
O responsável da cooperativa de pesca do Mpuela Arão Jorge, mostra-se satisfeito com o presente brindado pelo Porto à comunidade e afirma que o volume de pesca vai aumentar e fruto disso o nível de emponderamento da comunidade Mpuela será maior, porquê as vendas do pescado também vão aumentar.
A parceira Porto de Cabinda versos aldeia de Mpuela é antiga. No âmbito do plano de sustentabilidade a empresa portuária local apoia a comunidade na vertente da criação de peixe do tipo tilápia.
O Presidente do Conselho de Administraç&ati...
O Presidente do Conselho de Administração do Porto de Cabinda-E.P, está satisfeito com actual ritmo das obras do terminal marítimo de passageiros, quebra-mar e cais e o terminal de Caio
O discurso do Ministro dos Transportes Ricardo D´Abreu na abertura do 13º Conselho Consultivo do Ministério dos Transportes continua a merecer avaliação positiva das autoridades de Cabinda com destaque para a autoridade portuária local.
No entender do PCA do Porto de Cabinda, a celeridade que se regista actualmente nas obras do Terminal Marítimo de Passageiros, Quebra-mar e Cais e o Terminal de Águas Profundas demonstram a atenção do Executivo ao projecto Cabotagem norte Angola que incluí as obras do terminal marítimo de passageiros e o quebra-mar e por outro,
Explicou de que ainda este mês a obra do Terminal Marítimo de passageiros poderá conhecer o seu término.
José Kuvíngua entende que os esforços conjuntos entre o Ministério dos Transportes e das Finanças que visam acautelar assuntos de ordem financeira e por conseguinte realizações de pagamentos para que as empresas cumpram os prazos contratuais deixam as populações locais ainda mais esperançosas na melhoria de vida com a conclusão das referidas obras.
Arrancou na manhã desta quinta-feira na Província de Cabinda o ...
Arrancou na manhã desta quinta-feira na Província de Cabinda o Décimo Terceiro Conselho Consultivo do Ministério dos Transportes.
A sessão de abertura, foi presidida pelo Ministro do Sector Ricardo D'Abreu via Zoom. Na sua intervenção, o ministro destacou os principais indicadores dos transportes nos últimos três anos, como as reformas legislativas, regulatórias e orgânicas, a cabotagem norte que está em curso, plano director nacional dos transportes e infraestruturas rodoviárias, mobilidade e verde.
Ricaro D'Abreu reconheceu no seu discurso o alto custo de vida em Cabinda ocasião entretanto aproveitada pelo governante para reiterar a celeridade na conclusão dos projectos na província associada à criação de novos modos e sistemas de acesso de pessoas e bens à província.
O Ministro garantiu ainda este ano assegurar a funcionalidade do sistema de cabotagem norte com a conclusão do quebra_mar, terminal marítimo de Cabinda e a operacionalização dos catamarãs e navio Ro-ro, para transporte de passageiros e mercadorias.
Para que tal facto ocorra acrescentou o Ministro esforços têm sido evidenciados junto do Ministério das Finanças no sentido de melhorar, antecipar as questões de carácter financeiro, evitando desta forma o dilatar dos prazos para entrega das obras.
A ligação aérea de Cabinda para Luanda e vice-versa também vai melhorar com o aumento da frequência de voos com tarifas competitivas.
Segundo o Ministro haverá a maximização do potencial dos DASH-8, rota Luanda Cabinda e vice-versa.
Ricardo D'Abreu disse que os subsectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, terrestre e logístico em Angola vão continuar a observar transformações com o objectivo de os tornar mais eficientes e competitivos.
Localmente estiveram na abertura do Conselho Consultivo o vice-governador de Cabinda para àrea política e social Miguel dos Santos de Oliveira que agradeceu a escolha da província para albergar o evento e avançou a necessidade das obras extruturantes do sector em Cabinda terminarem.
Presenciam o encontro ls secretários de Estado do Ministério dos Transportes Carlos Borges e Jorge Bengue, Directores de Institutos Nacionais, PCA's de diferentes empresas do sector, transportadores, agentes de navegação, entre outros actores da cadeia logística em Angola.
Uma delegação de alto nível d...
Uma delegação de alto nível do Porto de Antuérpia Bélgica que realiza digressão aos Portos de Angola no âmbito da troca de experiencia no sector portuário entre Europa e África, manteve encontro de trabalho no passado dia 19.04.2021 com o Conselho de Administração do Porto de Cabinda.
No encontro de trabalho, a delegação do Porto de Antuérpia procurou explorar as áreas de possível cooperação com o Porto de Cabinda onde se destaca a formação de quadros e operações.
Depois de ter ouvido do PCA do Porto de Cabinda sobre o volume de carga manuseada ano, dificuldades nas operações, questões que influenciam no manuseio da carga, Eduardo Jourdan encarregado de peritos portuários do Porto de Antuérpia referiu tudo estar em aberto, desde que, o Conselho de Administração do Porto de Cabinda aponte em concreto as áreas que pretende assinar parceria com o Porto de Antuérpia.
O Porto de Antuérpia está situado na Bélgica e movimenta anualmente cerca de 250 milhões de toneladas de carga onde para África é exportada perto de 70 milhões de toneladas de carga bruta.
Gills Ooghe primeiro secretário da embaixada da Bélgica em Angola que acompanha os representantes do Porto de Antuérpia nas visitas de prospecção, recorda que em 2018, o chefe de Estado Angolano visitou Bélgica e no decurso da estada naquele país europeu passou pelo Porto de Antuérpia.
Gills reitera que a visita de constatação das condições dos Portos de Angola e em particular de Cabinda por parte dos quadros seniores do Porto de Antuérpia, insere-se numa das conclusões saídas da referida visita do Presidente Angolano.
O PCA do Porto de Cabinda disse que a empresa que dirige está aberta para cooperação e avançou estar em curso na orla marítima, importantes projectos que visam a melhoria da actividade portuária na província.