Projecto Porto de Caio
A Fase 2 do desenvolvimento do Porto do Caio é composta pelas seguintes componentes:
- Comprimento da parede do cais comercial: 630m;
- Ponte e molhe de acesso ao terminal portuário de 2km de comprimento;
- Canal de acesso: 180m de largura;
- 15.5m de profundidade;
- Nova estrada de acesso;
- Aterro hidráulico para o desenvolvimento futuro;
- Círculo de manobra: 600m de diâmetro;
- Bacia de atracação: 200m de largura;
- 14m de profundidade;
- Berço de atracação de 1,130m de comprimentos e 16m de profundidade (atracação de 4 navios de grande porte em simultâneo), com capacidade para receber alguns dos maiores navios do mundo;
- Canal de acesso: 200m de largura;
- 18m de profundidade;
- Berço de atracação: 200m de largura;
- 14m de profundidade;
Podem ser manuseados até 60 contentores por hora por berço de atracação, utilizando guindastes de pórtico de última geração e equipamentos de manuseio de contentores de classe mundial.
Principais Benefícios
O Porto do Caio, é um catalisador para aumentar a prosperidade económica e criação de emprego. A construção do Porto do Caio será conduzida de acordo com os planos do Governo de Angola, sendo possível construir e melhorar a infra-estrutura existente na região e contribuir assim para o crescimento contínuo e a diversificação da base económica de Cabinda. O Porto do Caio vai gerar também um valor significativo para Angola, especificamente para a província de Cabinda, e tornar-se num importante activo estratégico para o Governo de Angola. Tais benefícios incluem:
- Um aumento substancial na criação de emprego, com aproximadamente 1.600 postos de trabalho directos para a operação do porto, criando um potencial de 30.000 empregos indirectos;
- Criação significativa de emprego, reduzindo a taxa de desemprego para cerca de 16% do nível actual;
- Proporcionar canais de exportação adicionais para os sectores em expansão de petróleo e gás em Angola e aliviar o congestionamento nos portos regionais;
- Proporcionar canais de exportação adicionais para os sectores em expansão de petróleo e gás em Angola e aliviar o congestionamento nos portos regionais;
- Aumento das oportunidades de comércio internacional, diversificando as exportações através da exploração economicamente viável de recursos abundantes; Impacto económico positivo de até 20% do PIB de Cabinda;
- Capacitar as iniciativas de crescimento económico local em Cabinda, como o Parque Industrial de Fútila;
- Promoção da Província de Cabinda, estimulação do comércio local e criação de novas oportunidades para investimento e crescimento;
- Redução dos custos logísticos, que conduz à uma diminuição dos preços dos bens (e do custo de vida) e, consequentemente, diminuição da pobreza e da desigualdade, e melhoria do acesso aos cuidados de saúde e à educação..